quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Morder e ser mordida...


Ontem, pela segunda vez, a M. veio da creche com uma valente mordidela no braço. Uma marca enorme, ou seja, não deve ter sido uma mordidela pequena! Deve-lhe ter doído imenso.

Eu perguntei quem é que a tinha mordido e, tanto a educadora, como auxiliar, como uma mãe que ali se encontrava, me disseram que podia ter sido qualquer criança porque nesta idade todos eles têm esse vício. 

Eu compreendo isso e aceito. Claro que fico chateada por ela vir com uma marca daquelas, mas que posso eu fazer???? São crianças e acredito que ainda me vai aparecer a casa com mazelas bem piores.

Quando contei ao S. ficou indignado e disse-me que eu devia ter sido mais firme e dito qualquer coisa à educadora. Que isso não pode acontecer e assim e assado. Quando comentei com a minha colega de trabalho ela disse a mesma coisa... que não podia ser compreensiva com essa situação, que devia ser mais dura com a educadora e com as auxiliares e que situações dessas não eram toleráveis!!!

E eu fiquei sem saber o que dizer!!! Claro que eu não gosto mas acredito que elas não têm culpa. É impossível vero que toos fazem e são coisas naturais (pelo menos para mim) das crianças desta idade! Ou será que não são? Ou será que tenho uma ideia errada e realmente devia ter tomado uma posição mais firme e determinada?

5 comentários:

  1. Concordo com o teu marido, elas tem de prestar atenção, ainda para mais já não é a primeira vez que isso acontece. A minha nunca veio mordida para casa nem nunca mordeu em ninguém ai dela.
    Tens de ser firme, hoje é uma dentada amanhã sabe-se lá!

    ResponderEliminar
  2. A minha opinião em relação a isto é um pouco diferente, talvez da maioria das mães.
    A mim iria custar-me horrores ver o meu filho vir para casa assim mas preferia não saber quem foi, tenho a certeza que a educadora sabe quem foi mas eu ponho-me no lugar dela e é complicado acusar uma criança.
    Acho que no teu lugar podia dizer alguma coisa do tipo: Vejam lá porque ela ainda há pouco tempo foi mordida...
    Mas já se sabe como são os miudos, o meu é só um e ainda ontem colou a testa ao chão e estava debaixo dos olhos do pai...
    Enfim coraçao de mãe sofre!
    Beijão
    (a tua mamã, blog Tu es parte de mim)

    ResponderEliminar
  3. pois... eu não teria gostado. Ela tem obrigação de ter visto, afinal o que está a fazer na sala se não está a prestar atenção?? É a função dela. Se não consegue dar conta da situação, há aí algum problema. Eu teria ripostado, no mínimo. Os miúdos têm esse hábito? sim alguns até podem ter, mas elas estão lá para contrariar isso e não para achar que isso é normal. Porque não é! Agora todas as parvoíces que as crianças fazem, se acharmos que é tudo normal, nunca as contrariamos queres ver? Refila mulher.

    ResponderEliminar
  4. Devias ter tomado uma posição mais firme e determinada,sem dúvida.
    É o dever delas cuidarem atentamente da tua filha e fazerem tudo para lhe não se magoe/ou a magoem.
    Uma mordidela magoa.
    Ela de certeza que chorou,se as educadoras estivessem na sala saberiam logo quem o tinha feito.
    Eu pessoalmente não tolerava e estou-te a dizer isto com conhecimento de causa,pois no primeiro infantário onde o meu Gui esteve morderam-lhe a cara...
    Há coisas que até podemos deixar passar,mas se nem sequer sabem identificar quem mordeu a menina,que mais poderão estar a ignorar?

    ResponderEliminar
  5. Oh coitadinha... Essa situações são tão chatas. realmente é normal que certas coisas passem, mas se fores mais brusca se calhar para a próxima têm mais atenção com a tua pequenina...

    ResponderEliminar