quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Medidas para poupar...

Neste momento não devo ser a única que anda a revirar a cabeça à procura de formas de economizar o que for possível.

Já há umas semanas que comecei com esta pesquisa e algumas coisas já começaram a ser implementadas cá em casa.

Antes de mais o S. fez uma tabela em excel para controlarmos as nossas despesas e receitas mensais. Assim vai dar para vermos para onde vai o dinheiro e tentar implementar estratégias para poupar no que nos for possível.

As compras no supermercado são agora programadas. Fiz uma lista dos bens que uso habitualmente e comprei no inicio do mês o necessário para um mês. Assim aproveitei uma promoção e o stock tem de dar até ao fim do mês. Acontecia-me muitas vezes acumular stocks de várias coisas em casa que acabavam por se estragar. Agora compro para um mês e se sobrar no mês seguinte compro menos. Se não chegar e existirem alternativas em casa vou gastar dessas alternativas. Tem mesmo de ser!! Aqui por casa somos de fases, por vezes andamos imenso tempo que comemos sempre à base das mesmas coisas e depois outras vão se estragando. Não pode ser, agora comprei em variedade e não havendo uma coisa, come-se outra.

Ainda com as compras, agora parece uma totó dos descontos. Ando sempre a ver sites de supermercados, folhetos e afins à procura de promoções que realmente me interessem. Quando interessam lá vou eu. Mas atenção que só compro mesmo o que se usa e se o preço compensar mesmo. Não sou muito apologista de fazer grandes stocks em casa.

A água sempre foi racionada. Aproveitamos a água do duche, enquanto esta não aquece e guardo-a em garrafões. Depois é utilizada para o que for necessário. Na casa nova para além deste racionamento ainda vamos aproveitar uma fonte que existe lá perto para encher garrafões para regar os jardins e lavar o pátio, por exemplo.

Luz é que é mais complicado. O apartamento só tem focos embutidos e já trocamos a maior parte deles por focos economizadores mas mesmo assim gasta muito. Felizmente na casa nova optamos por LED's em toda a casa e espero nessa altura notar a diferença na conta da luz!!

Claro que estas poupanças não são, por si só, capazes de fazer frente a todos os cortes que vão acontecer, mas infelizmente, não temos muito mais por onde poupar. Não jantamos fora, não vamos ao cinema, raramente compramos roupa e não temos vicíos!! Por isso poupamos no que podemos e essa poupança vai servir para suprir pequenos obstáculos que possam surgir!!

Não é muito mas já é alguma coisa!!

2 comentários:

  1. Um truque muito bom para pupares nas compras é fazeres compras à semana, eu faço um menú e depois faço a minha listinha de compras para a semana, normalmente gastava por mês em supermercado sempre mais de 200€, desde que implementei esta nova técnica, de há 2 meses para cá nem os 200€ atingi ainda sobrou!
    Experimenta das duas maneiras e vê qual a que consegues poupar mais!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Pois não tb há anos que não vamos ao cinema, não fumamos, não bebemos, raramente compramos roupa, temos batatas, cebolas, alhos, tomates, pepinos de graça... mas lá se vai arranjando formas de poupar. Uma gota aqui, uma gota ali e no fim do mês nota-se a diferença.

    ResponderEliminar