quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Congelar refeições

Acontece-me com alguma frequência chegar a casa tarde e não ter nada descongelado para cozinhar. Ou então estar com pouco tempo e sem paciência para cozinhar.

Já andava com ideias de começar a congelar algumas refeições.

Depois de algumas pesquisas dou conta que muita gente congela praticamente tudo o que cozinha. Não tenciono fazer isso, mas vou começar a congelar algumas refeições e, nos dias em que precisar, é só descongelar e aquecer.

Parece-me uma boa opção. Aproveito um fim de semana em que tenha mais tempo e dedico-me a adiantar algumas coisas. Desta forma acabo por ter sempre opções caseiras, mesmo que chegue tarde e sem vontade de cozinhar.

O que acham? Costumam congelar refeições? E já agora... que refeições??

7 comentários:

  1. Normalmente congelo de tudo, menos refeições com peixe assado ou cozido, quando sobra e se dá para fazer alguma coisa ponho no frio e no dia a seguir faço alguma coisa ou o Rui leva para o trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Ainda não, mas já me passou pela cabeça...ganha-se tempo e poupa-se dinheiro.

    ResponderEliminar
  3. Congelo quase sempre sopa - faço uma panela grande, que dá para cerca de 2 semanas e congelo metade. A outra metade fica no frigorífico e vou comendo.
    Também congelo às vezes estufados e coisas do estilo, quando sobra, e rolo de carne (ainda crú, mas pronto a por no forno) para as emergências.

    Boas experiências!

    ResponderEliminar
  4. Também não costumo congelar... estou aguardar as respostas a este teu post...para aprender umas coisas!!!

    ResponderEliminar
  5. Eu costumo congelar sopa, carne picada, bacalhau cozido, lasagna. Algumas delas não são refeições completas, mas são bases para outros pratos.
    Dá imenso jeito e a comida fica óptima.

    ResponderEliminar
  6. Francamente eu já congelei mas não gosto. A comida não tem o mesmo sabor. Acho uma óptima ideia, mas para mim não...

    ResponderEliminar
  7. Hoje fiz croquetes... fiz o recheio, fiz o pão ralado e depois servi 2 dúzias ao jantar e congelei outras 2 dúzias. Uma refeição para nós os 5 já está adiantada. Costumo comprar 1 kg de carne picada e faço o refogado básico com cebola e alho. Uso uma parte e congelo o resto em 2 ou 3 sacos de congelação. Depois de descongelar posso optar por fazer recheio de rissois, os tais croquetes, lasanha, ou bolonhesa. Congelo restos de carne assada, de bifes e frango assado. Vou colocando numa caixa grande e quando já está de bom tamanho pico tudo e faço uma tarte. Somos 5 por isso quando faço sopa não sobra nada. Mas faço de propósito ao fim de semana 2 litros de sopa básica (cebola, batata, cenoura ou abóbora) e quando descongelo junto espinafres, ou feijão verde e cenouras, feijão. E assim se transforma uma sopa básica numa sopa mais elaborada. Ao fim de semana faço sempre 2 pizzas grandes para o almoço e faço muitas vezes mais massa do que a necessária para congelar e fazer outro dia da semana com as crianças a decorarem a sua própria pizza com o que gostam mais. O meu marido adora leite creme e como só se usa as gemas vou também juntando claras para numa ocasião especial com convidados fazer uma enorme travessa de farófias. E estou sempre a cozinhar... tenho 3 filhos, com 7, 5 e 3 anos e um marido com quase 2 metros de altura e apetite correspondente.

    ResponderEliminar