Acontece-me com alguma frequência chegar a casa tarde e não ter nada descongelado para cozinhar. Ou então estar com pouco tempo e sem paciência para cozinhar.
Já andava com ideias de começar a congelar algumas refeições.
Depois de algumas pesquisas dou conta que muita gente congela praticamente tudo o que cozinha. Não tenciono fazer isso, mas vou começar a congelar algumas refeições e, nos dias em que precisar, é só descongelar e aquecer.
Parece-me uma boa opção. Aproveito um fim de semana em que tenha mais tempo e dedico-me a adiantar algumas coisas. Desta forma acabo por ter sempre opções caseiras, mesmo que chegue tarde e sem vontade de cozinhar.
Normalmente congelo de tudo, menos refeições com peixe assado ou cozido, quando sobra e se dá para fazer alguma coisa ponho no frio e no dia a seguir faço alguma coisa ou o Rui leva para o trabalho.
ResponderEliminarAinda não, mas já me passou pela cabeça...ganha-se tempo e poupa-se dinheiro.
ResponderEliminarCongelo quase sempre sopa - faço uma panela grande, que dá para cerca de 2 semanas e congelo metade. A outra metade fica no frigorífico e vou comendo.
ResponderEliminarTambém congelo às vezes estufados e coisas do estilo, quando sobra, e rolo de carne (ainda crú, mas pronto a por no forno) para as emergências.
Boas experiências!
Também não costumo congelar... estou aguardar as respostas a este teu post...para aprender umas coisas!!!
ResponderEliminarEu costumo congelar sopa, carne picada, bacalhau cozido, lasagna. Algumas delas não são refeições completas, mas são bases para outros pratos.
ResponderEliminarDá imenso jeito e a comida fica óptima.
Francamente eu já congelei mas não gosto. A comida não tem o mesmo sabor. Acho uma óptima ideia, mas para mim não...
ResponderEliminarHoje fiz croquetes... fiz o recheio, fiz o pão ralado e depois servi 2 dúzias ao jantar e congelei outras 2 dúzias. Uma refeição para nós os 5 já está adiantada. Costumo comprar 1 kg de carne picada e faço o refogado básico com cebola e alho. Uso uma parte e congelo o resto em 2 ou 3 sacos de congelação. Depois de descongelar posso optar por fazer recheio de rissois, os tais croquetes, lasanha, ou bolonhesa. Congelo restos de carne assada, de bifes e frango assado. Vou colocando numa caixa grande e quando já está de bom tamanho pico tudo e faço uma tarte. Somos 5 por isso quando faço sopa não sobra nada. Mas faço de propósito ao fim de semana 2 litros de sopa básica (cebola, batata, cenoura ou abóbora) e quando descongelo junto espinafres, ou feijão verde e cenouras, feijão. E assim se transforma uma sopa básica numa sopa mais elaborada. Ao fim de semana faço sempre 2 pizzas grandes para o almoço e faço muitas vezes mais massa do que a necessária para congelar e fazer outro dia da semana com as crianças a decorarem a sua própria pizza com o que gostam mais. O meu marido adora leite creme e como só se usa as gemas vou também juntando claras para numa ocasião especial com convidados fazer uma enorme travessa de farófias. E estou sempre a cozinhar... tenho 3 filhos, com 7, 5 e 3 anos e um marido com quase 2 metros de altura e apetite correspondente.
ResponderEliminar