quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Mais um dia de imensa felicidade na minha vida...

Foi há exactamente uma semana...

5ª feira, dia 13 de Setembro... CTG e consulta na maternidade.

CTG não acusou nada de especial. Algumas contracções fraquinhas, fraquinhas. Seguiu-se a consulta... 4 cm de dilatação e colo extinto a quase 70%. A entrar em trabalho de parto activo. Médica quis ajudar um pouco e ao tentar descolar as membranas acabou por me rebentar as águas.

Ok... é hoje!! Daqui já não saio!!

12:30h - Entrada nas urgências
13:30h - Internamento
15h - Contracções dolorosas e a milagrosa epidural
16h - Dilatação completa e tudo pronto para a C. nascer. Como estava a tomar antibiótico a médica tentou atrasar um pouco o processo para que este fizesse efeito antes da C. nascer.
16:45h - Tudo prontinho... "faça força... muita força..."
17h - Nascia a minha princesa!! Enorme e gorducha!! Linda e a carinha chapada da irmã!!


Tive um parto santo, um parto sem dor, sem stresses, sem complicações, sem nervos, sem angústias, sem nada!! LINDO!!  Um parto fantástico!!

Foi tudo tão calmo, tão pacífico, tão PERFEITO!!!

O pós parto está a ser fantástico, quase sem dores nenhumas! Sinto-me óptima e a minha vida agora é ainda mais feliz e completa!!!

Tenho uma família linda, um marido fantástico e sou FELIZ... MUITO FELIZ!!!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Decisões devido à austeridade...


A primeira decisão que tive de tomar, e que muito me custa, por causa desta porra da austeridade é a duração da minha licença de maternidade.

Da M. escolhi a licença partilhada com o pai em que eu fiquei com a bebé 150 dias e ele 30. Claro que esta licença não é paga a 100%, mas na altura podia perfeitamente colmatar esta diferença. Infelizmente desta vez não vou poder fazer da mesma forma.

Hoje depois de contas e mais contas cheguei à conclusão que vou ter mesmo de escolher a licença de apenas 120 dias. Voltará a ser partilhada com o pai, 120 dias eu e 30 ele, pagos a 100%. É triste que esta decisão tenha de ser feita, não por opção voluntária, mas sim por imposição financeira.

Tenho mais uma filha, vamos mudar de casa e se há coisa em que não quero falhar é em honrar os nossos compromissos para com terceiros!! As nossas decisões têm de ser sempre bem ponderadas e é por isso que vou ter de tomar esta decisão!

Custa um pouco, mas vai ter mesmo de ser!!

Medidas para poupar...

Neste momento não devo ser a única que anda a revirar a cabeça à procura de formas de economizar o que for possível.

Já há umas semanas que comecei com esta pesquisa e algumas coisas já começaram a ser implementadas cá em casa.

Antes de mais o S. fez uma tabela em excel para controlarmos as nossas despesas e receitas mensais. Assim vai dar para vermos para onde vai o dinheiro e tentar implementar estratégias para poupar no que nos for possível.

As compras no supermercado são agora programadas. Fiz uma lista dos bens que uso habitualmente e comprei no inicio do mês o necessário para um mês. Assim aproveitei uma promoção e o stock tem de dar até ao fim do mês. Acontecia-me muitas vezes acumular stocks de várias coisas em casa que acabavam por se estragar. Agora compro para um mês e se sobrar no mês seguinte compro menos. Se não chegar e existirem alternativas em casa vou gastar dessas alternativas. Tem mesmo de ser!! Aqui por casa somos de fases, por vezes andamos imenso tempo que comemos sempre à base das mesmas coisas e depois outras vão se estragando. Não pode ser, agora comprei em variedade e não havendo uma coisa, come-se outra.

Ainda com as compras, agora parece uma totó dos descontos. Ando sempre a ver sites de supermercados, folhetos e afins à procura de promoções que realmente me interessem. Quando interessam lá vou eu. Mas atenção que só compro mesmo o que se usa e se o preço compensar mesmo. Não sou muito apologista de fazer grandes stocks em casa.

A água sempre foi racionada. Aproveitamos a água do duche, enquanto esta não aquece e guardo-a em garrafões. Depois é utilizada para o que for necessário. Na casa nova para além deste racionamento ainda vamos aproveitar uma fonte que existe lá perto para encher garrafões para regar os jardins e lavar o pátio, por exemplo.

Luz é que é mais complicado. O apartamento só tem focos embutidos e já trocamos a maior parte deles por focos economizadores mas mesmo assim gasta muito. Felizmente na casa nova optamos por LED's em toda a casa e espero nessa altura notar a diferença na conta da luz!!

Claro que estas poupanças não são, por si só, capazes de fazer frente a todos os cortes que vão acontecer, mas infelizmente, não temos muito mais por onde poupar. Não jantamos fora, não vamos ao cinema, raramente compramos roupa e não temos vicíos!! Por isso poupamos no que podemos e essa poupança vai servir para suprir pequenos obstáculos que possam surgir!!

Não é muito mas já é alguma coisa!!

Da austeridade...


... nem sei o que dizer... apenas sei que neste momento sinto MEDO do meu futuro e, principalmente, do futuro das minhas filhas!!

Tenho tentado não pensar muito mas torna-se complicado, uma vez que sempre que se liga a TV só ouvimos mais barbaridades daqueles que mandam no país!! Uma vergonha, na minha opinião!!

Não quero pensar, não posso pensar... tenho de ser forte pela minha família, mas por dentro estou apavorada!!! Como é que vão ser os próximos anos, como é que vou conseguir honrar com os meus compromissos... enfim...

Mas não, não vou baixar os braços e ficar a choramingar à espera que a tempestade passe... dentro das minhas possibilidades vou arregaçar as mangas e batalhar até não ter forças!!!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Update #5

Os 30!!!


Pois é, em Agosto cheguei aos 30!!! Nem sei o que pense!! Não me sinto minimamente com 30 anos! Sei que parece estúpido esta afirmação, mas a conotação de 30 anos parece-me muito diferente da conotação de 29 anos!! Enfim... maluqueiras!!

Andava indecisa sobre fazer ou não uma festança com a família toda... por um lado queria fazer, mas por outro quando se junta a família dos dois lados nunca corre tão bem como nós esperavamos. Depois da festa da M., que até correu bem, mas mais uma vez ninguém se misturou... decidi não fazer nada!! Aliás andei a tratar de assuntos da casa nova!! À noite, um jantarzinho e está feito!!

Gostava de ter feito algo diferente, mas cada vez me convenço que as nossas famílias são quase como azeite e água... não se misturam e não vale a pena insistir muito!!

Assim cheguei aos 30, com tudo o que sempre sonhei ter com esta idade... um emprego na minha área e uma família feliz!!! Por isso quem é que precisa de festas?? Quando já se tem tudo devemos comemorar todos os dias!!!! :)

Update #4

A minha gravidez...

E eu ainda por cá ando!! Tantas previsões foram feitas a dizer que esta cachopa iria nascer antes do tempo, provavelmente até prematura, mas ela trocou as voltas a todos e ainda está no quentinho da barriga da mamã!!

Da M. no fim da gravidez andava inchada da ponta do nariz (literalmente) à ponta dos dedos dos pés... parecia a versão caucasiana da Fiona!! Mas tinha imensa energia e sentia-me super bem!!

Desta vez não estou nada inchada (estou gorda, mas isso agora não interessa nada!!) mas tenho dores em tudo o que é sítio!!! Estou literalmente sem energia nenhuma e desejosa que esta piquena se decida a vir conhecer os papás e a mana!!!

Tenho dias com imensas contracções, sem dor e irregulares, e outros em que devo ter uma ou outra! 5ª feira tenho consulta na maternidade e caso ainda esteja tudo atrasado lá vai a médica fazer-me uma maldade para ver se desencadeia o trabalho de parto o mais naturalmente possível!

Não queria nada ter um parto induzido!! Nada de nada!!!

domingo, 9 de setembro de 2012

Update #3

A creche, ou melhor, a falta dela!!!


A M. em Agosto não foi para a creche. Até podem achar que seria uma coisa boa, porque poupo um mês de mensalidade, e passo mais tempo com a minha filhota, mas enganam-se...

... estando eu grávida, presa em casa, quase sempre sozinha porque o meu marido não pode tirar férias e com limitações óbvias... acreditem que não é o ambiente ideal para uma criança de 2 anos e com a energia toda sempre a 500%!!!!

As birras foram mais constantes do que é habitual, as fitas, os aborrecimentos e a má-disposição andaram muitos dias aqui por casa!!!

Felizmente a M. tem uns avós e tios que são impecáveis e super activos e durante muitos dias foram a minha salvação!! Custa-me um pouco dizer isto mas senti falta da creche... não tive capacidade de estar com a minha filha e entretê-la da melhor forma!!

Agora que começou a creche chego à conclusão que não fui só eu que senti falta... ela também sentiu!!! Nota-se que anda muito mais feliz e menos embirrenta!!

sábado, 8 de setembro de 2012

Update #2

Férias... ah... quer dizer... amostra de férias!!


Eu, como se sabe, estou em casa de baixa desde Abril, logo para muitos já estou de férias desde essa altura... claro que para mim estar em casa não é férias, nem de perto nem de longe!!

Devido a toda a situação económica o meu marido nem um dia conseguiu tirar de férias, logo posso dizer que este ano, férias nem vê-las!!

O máximo que consegui foi fazer gazeta à baixa durante 2 dias e ir à piscina com a M.. E foi bom, soube a pouco mas valeu pela felicidade estampada no rosto da minha filha que ADOROU!!! Demorava 2 minutos a entrar na água e depois 2h para sair!! Saltava, nadava, ria-se, brincava, enfim... estava feliz e só por isso valeu muito a pena!!

Claro que para o próximo ano queríamos aproveitar melhor as férias mas, sinceramente, da maneira que estão as coisas não faço ideia se nos vai ser possível ir para algum lado!! A ver vamos!!

Este ano foi assim, infelizmente não deu para mais e para o ano, logo se vê!! Neste momento não vale a pena fazer planos!!!

Update #1

E adivinhem lá uma coisa... acham que já mudei para a casa nova??? Hum???


Claro que não!!! Primeiro falta um papel aqui, depois não sei quem está de férias, depois falta marcar qualquer coisa ali, depois falta outro papel acolá... e enquanto isso nada feito!!!

Tenho o meu apartamento quase todo em caixotes e não faço ideia de quando é que vamos poder mudar!!!

Estivemos quase quase quase a mudar, mesmo sem escritura feita, mas a ansiedade e o stress estavam a provocar-me contracções e a probabilidade da C. nascer antes do tempo era muito grande!!! Acabamos por decidir que era melhor esperar pela escritura e depois mudar com calma. Quer dizer... mudar com calma é uma forma de dizer, porque por essa altura a C. já nasceu de certeza e eu continuo a achar que vai ser mais complicado, mas ok!!!

Neste país é incrível que em Agosto, devido a férias, os serviços param por completo!!! Não percebo isso, principalmente em serviços públicos!!! Ou fecham a porta literalmente ou então se estão abertos deveriam ter de assegurar os serviços que prestam!!! Mas isso é outra história!!

Agora falta saber para quando é que as mudanças vão ser feitas e ter esperança para que decorram com calma... porque stress já tenho eu que chegue!!!

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Notícias minhas...

... Não, não nasceu a C....
... Não, não morri...
... Não, não desisti deste blog... apesar de parecer!!


Apenas passei por uma fase em que precisei de me afastar!! Nada de estranho!! Todos nós temos os nossos altos e os nossos baixos!!!!

Prometo que aos poucos este blog vai voltar a ser como era... ou não!! Ou seja... não prometo que voltemos à mesma parvoice que era... talvez um pouco mais, talvez um pouco menos... logo se vê!!!

Mas o importante é que saibam que ainda aqui ando e não tenciono deixar a blogosfera num futuro próximo!!!